HOME

12 de junho de 2017

#RESENHA - Ninfeias Negras por Michel Bussi

Título: Ninfeias Negras
Autor: Michel Bussi
Editora: Arqueiro
Páginas: 352
Idioma: Português
ISBN: 8580416329
Ano de Lançamento: 2017
Livro cedido em parceria com a editora

Compre aqui: Saraiva | Livraria da Travessa

SINOPSE: Giverny é uma cidadezinha mundialmente conhecida, que atrai multidões de turistas todos os anos. Afinal, Claude Monet, um dos maiores nomes do Impressionismo, a imortalizou em seus quadros, com seus jardins, a ponte japonesa e as ninfeias no laguinho.
É nesse cenário que um respeitado médico é encontrado morto, e os investigadores encarregados do crime se veem enredados numa trama em que nada é o que parece à primeira vista. Como numa tela impressionista, as pinceladas da narrativa se confundem para, enfim, darem forma a uma história envolvente de morte e mistério em que cada personagem é um enigma à parte - principalmente as protagonistas.
Três mulheres intensas, ligadas pelo mistério. Uma menina prodígio de 11 anos que sonha ser uma grande pintora. A professora da única escola local, que deseja uma paixão verdadeira e vida nova, mas está presa num casamento sem amor. E, no centro de tudo, uma senhora idosa que observa o mundo do alto de sua janela.


Ninfeias Negras foi escrito por Michel Bussi, que é francês, em 2011 e foi lançado aqui no Brasil pela Editora Arqueiro no começo desse ano. Trata-se de um thriller policial e como meu primeiro contato com o autor não poderia ter sido melhor. 

A história é narrada em terceira pessoa (60% do livro) e primeira pessoa (40%) e se passa em 2010, ainda que alguns acontecimentos datam de um tempo anterior. Quem vai contar a história sob a perspectiva pessoal vai ser uma idosa ranzinza de mais de 80 anos. A narrativa dela é muito legal porque muitas vezes ela fala diretamente com o leitor. E ela também tem um pastor alemão chamado Neturno que é muito fofo. Como a vila de Giverny é bem pequena, ele fica solto e é a alegria de crianças e adultos - todo mundo adora esse cão. Ele vai ter um papel bem importante mais para a frente.
As últimas silhuetas se afastam.
Agora posso confessar, já que estou a par.
A ocasião e o cenário são ideais para isso.
A MORTE VAI ATACAR DE NOVO EM GIVERNY.
Palavra de bruxa.
Logo no começo acontece um assassinato. Jérôme Morval é encontrado de manhã cedo com apenas a cabeça submersa em um regato, esmagada e uma facada no peito. Quem fica responsável pelo caso são os agentes Bénavides e Sérénac, que encontram no bolso do cadáver uma nota de Onze anos. Feliz Aniversário e mais uma frase:  O crime de sonhar eu consinto que seja instaurado.

Enquanto a resolução do crime anda a passos lentos, eles recebem na delegacia uma carta que contém cinco fotos. Cinco fotos de Morval e suas prováveis amantes. A partir daí eles incluem também um possível crime passional, pois em uma das fotografias está Stéphanie Dupain, que é casada com Jacques Dupain. Além disso eles acabam descobrindo que a frase foi retirada de um poema de Louis Aragon chamado Ninfeu.

Depois disso eles definem três possíveis motivos para o crime: uma criança de 11 anos está envolvida, um crime passional ou então algo que envolva o grande interesse de Morval nas obras de Claude Monet, principalmente as ninfeias.
Os quadros nunca mais serão tirados das paredes. Os livros nas estantes da biblioteca nunca mais serão abertos. Vai permanecer tudo inerte, como um museu deserto em homenagem a um sujeito que todos já esqueceram. Um apreciador de arte que não vai deixar nada para a posteridade. Um apreciador de mulheres que, sem dúvida, nunca delas vai pantear. Exceto a sua, aquela que ele neglicenciava.
Uma vida inteira acumulando reproduções. Sem descendentes.
O enredo a partir daí vai se desenvolver na busca dos agentes pelo criminoso, um romance inesperado entre a mulher do principal suspeito, Stéphanie e o detetive Sérénac, e o motivo desse assassinato que acaba envolvendo muitas outras questões muito bem fundadas pelo autor. 

A história é simplesmente fantástica. Desde o começo a escrita do autor me prendeu de uma forma absurda. Os capítulos são pequenos e terminam em seu auge. É como se a gente tivesse vendo um filme na TV e no ápice de uma cena, a propaganda chega. O desenrolar da história é feita de forma que incite o leitor a desenvolver probabilidades do que de fato aconteceu.

Eu pessoalmente fiquei chocada com o final. Bolei várias teorias no decorrer da história que iam sendo desmontadas a cada revelação. No final desisti de tentar descobrir e só esperei a bomba ser jogada e nossa, me atingiu em cheio. Eu terminei a leitura sem crer no que tinha acabado de ler. O autor é sensacional - a história que ele inventou e a forma como ele a desenvolveu foi incrível. Até agora estou sem palavras. Com certeza o melhor livro do ano, por enquanto!

A diagramação está muito boa. Letras grandes e bem espaçadas que não me incomodaram durante a leitura. Também não encontrei nenhum erro de tradução ou revisão. Livro impecável. Apenas leiam esse livro e se surpreendam tanto quanto eu fui surpreendida.
— Entende o que estou lhe dizendo, inspetor? Monet observou a própria morte no reflexo das ninfeias e o imortalizou nela. As Ninfeias. Em negro!

Comente com o Facebook:

12 comentários :

  1. ótima resenha! achei a capa e as fotos muto bonitas, mas confesso que fugi desse lançamento por ser histórico (não consigo, nao vai kkk)

    ResponderExcluir
  2. Minha nossa, como eu ainda não li esse livro? 😍
    Eu já queria ler pq adoro a capa. Mas não sabia bem do que tratava. E o cachorro? Fiquei curiosa pra saber mais sobre ele....

    ResponderExcluir
  3. Eu não sei se esse livro eu leria, apesar de esse tema me prende muito eu gosto bastante desse tema. Mas esse livro não me chama atenção. Gostei muito da sua resenha

    ResponderExcluir
  4. Oi Anne! Tudo bem?
    Amei a sua resenha, principalmente por você ter contado um pouquinho do livro não somente sua opinião, isso me deixou extremamente curiosa para saber as verdades dessa história! Nunca li nada do Michel, mas amo um suspense e quando é thriller policial só falta eu sair por aí saltitando! Assim que arranjar um tempo no meio de outras leituras, irei correndo ler Ninfeias Negras!
    Beijos!

    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  5. uau! eu adoro suspense! minha autora favorita é agatha christie, então por aí vc já vê como gosto! hahaha
    Sempre sou surpreendida, as pistas falsas sempre me enrolam! hahaha Adorei!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Oiee!

    Nossa!! Eu já estava doida pra ler esse, agora com sua resenha fiquei com mais vontade ainda. Preciso!
    Sou muito fã do gênero e esse parece ótimo, adoro quando acontece isso no final. De ser inesperado e chocar!
    Adorei e vai estar entre minhas próximas aquisições.

    bjs
    Fernanda
    http://condutaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ai meu Deus, eu já tinha ouvido falar do livro e até tinha ficado com vontade de ler, mas depois dessa resenha... minha filha, agora eu tô é com vontade de comprar esse livro AGORA! haha eu amo mistérios e finais surpreendentes, então já quero realizar essa leitura. Ah, e amei o blog, viu? <3
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  8. Adoreeei sua resenha, e meu Deus! Que fotos lindas, a capa é maravilhosa e a premissa da história me deixou curiosa sobre a ligação entre essas mulheres! Vou anotar a dica já!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  9. Oii Anne.
    Eu gostei bastante da resenha acho que ela ficou bem explicita sobre o conteúdo do livro. Acho que deve ser um livro muito bom por isso eu fiquei com vontade de ler. Afinal de contas, adoro livros que são surpreendentes.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  10. Menina, eu tenho tanta curiosidade de ler esse livro, mas ainda não tive oportunidade por causa da minha lista de leituras que está enorme ainda. Sua resenha me despertou mais a vontade de conhecer essa obra, pois eu só tenho lido comentários positivos sobre ela. Adorei suas fotos também!

    Beijos!

    Hellen Cristhi
    Cuca Literária

    ResponderExcluir
  11. Heeey! Tudo bom? Eu vejo muita gente comentando sobre esse livro e falando como ele é bom, irei add no skoob para não esquecer, parabéns pela resenha.
    Abraços.
    http://diarioleitorblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu já queria bastante ler esse livro desde o lançamento, agora simplesmente já me apaixonei pelo enredo. Adoro tramas policiais cheias de mistério que seguram o leitor até o fim, tentando desvendar junto seus segredos. Legal ele ter trabalhado dessa forma nos capítulos, a leitura flui bem melhor. Excelente resenha

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir

Professional Reader

LINK ME!

Literatura Estrangeira

Mais Recentes

Literatura Estrangeira - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados